terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Jogo da Cosmogonia Grega em sala de aula

O projeto do jogo foi construído ao longo do segundo semestre de 2018.
E ao final do ano letivo os alunos mais envolvidos no processo de desenvolvimento foram contemplados com as cartas, tabuleiros e livro do jogo.

Para o ano de 2019 está previsto uma segunda versão, mais ampla e já com um formato adaptado para ser migrado ao modelo digital e online.

Em resumo, muitas novidades ainda estão por vir!

Alunos do sexto ano que mais colaboraram no projeto foram presenteados com as cartas, livro do jogo e tabuleiros.
Com a turma que mais colaborou no desenvolvimento do jogo. Já com todos os acessórios necessários.


Meados de outubro, quando ainda não tínhamos tabuleiro mas já era possível jogar.

Algumas das cartas que representam os deuses do Olimpo. Duas delas ilustradas pelos alunos envolvidos no projeto.

Tabuleiro individual com algumas das cartas do jogo.

Outras imagens serão anexadas pouco a pouco...

Cartas para imprimir, recortar e jogar!

O arquivo contendo todas as cartas criadas para o jogo podem ser acessadas gratuitamente.

😊

Recomenda-se impressão em papel fotográfico para melhor qualidade.

O herói de Mil Faces




Você já reparou que quase todos os filmes de heróis contém uma narrativa parecida?

Pois então, o livro do autor Joseph Campbel ajuda a compreender essa questão por detrás das mitologias. Ou, pra ser mais preciso, explora as similaridades entre as narrativas de diversos povos antigos que sequer conheciam uns aos outros. E o porquê delas se parecerem tanto assim.

Em relação aos filmes atuais, a termo de comparação, vale mencionar que a saga Star Wars foi produzida por um dos alunos de Campbel, o famoso George Lucas.
No texto abaixo segue uma apresentação da Jornada do Herói e da obra de Campbel. E nos próximos dias lançarei algumas referências que ajudam a entender o contexto de Star Wars e também Harry Potter em relação ao Herói de Mil Faces.

***
O Herói de mil faces
Título Original: The Hero with a Thousand Faces
Joseph Campbell, talvez a maior autoridade em mitologia do século XX, nos leva a uma fascinante viagem por todas as civilizações desde a pré-história até a atualidade, revelando suas crenças, ritos, mitos, deuses e heróis. Tudo para nos mostrar as semelhanças interessantes entre os mitos de todas as culturas e povos, inclusive entre civilizações que nunca tiveram contato.
Com uma narrativa completamente imparcial e equilibrada, o autor elenca as diversas etapas da vida dos grandes personagens da História (real ou não) que foram - ou são até hoje - o alvo da fé de muitas culturas e povos. Criador do termo a "Jornada do Herói", Campbell foca a primeira metade do livro em definir as etapas comuns na trajetória destes heróis. Segue um resumo destas etapas:
1.            O chamado da aventura: Todo herói recebe um chamado para uma aventura em um outro lugar fora de sua zona de conforto.
2.            Recusa ao chamado: O herói, com medo ou sentindo-se incapaz, recusa ao chamado.
3.            O auxílio sobrenatural: Nesta etapa o herói encontra um mentor, que o convence a aceitar ao chamado, dando-lhe apoio moral e fornecendo armas, talismãs ou poderes para cumprir com a aventura.
4.            Passagem pelo limiar: Momento em que o herói passa do "mundo comum" para o mundo da aventura, geralmente um mundo sobrenatural ou mágico. Aqui o herói precisa derrotar algum tipo de guardião entre os dois mundos.
5.            Caminho de provas: O herói, então, passa por diversas provações onde ele adquire confiança e experiência para conseguir cumprir com a jornada.
6.             Conquista do elixir: Neste momento, o herói enfrentou a maior crise da aventura e conquista uma recompensa.
7.             Morte e ressurreição: O herói, ao passar pelo grande desafio final, morre... mas ressucita e acaba vencendo a batalha. Essa morte nem sempre significa morte física. Pode ser uma morte simbólica de, por exemplo, conceitos errados arraigados na mente do herói e a ressurreição representa o aprendizado de novos conceitos, transformando-o em um novo homem.
8.            Retorno: O herói retorna ao seu mundo comum com a recompensa, e acaba sendo agora senhor dos dois mundos, passando por crises por ter que voltar a uma rotina comum após passar por uma grande experiência sobrenatural.

Este é apenas um breve resumo, pois o livro revela mais etapas. Nas diversas mitologias, os heróis nem sempre passam todas as etapas e nem ocorrem necessariamente nesta sequência. O autor mostra de forma clara como personagens da Bíblia (Jesus, Moisés, Davi, etc), Buda, Krishna, deuses e semi-deuses gregos e egípcios, divindades maias, astecas e de nativos do Peru pré-histórico possuem em suas jornadas exatamente estas mesmas etapas.

Além de estudar mitologias, Campbell também estudou psicologia e psicanálise. Assim, no livro, ele nos dá uma brilhante explicação para tantas "coincidências" milenares. A "Jornada do Herói" nada mais é do que a manifestação dos anseios, desejos e sonhos de todo ser humano, ocultos em nosso subconsciente, o que faz com que todos nos identifiquemos com suas etapas, em todos os lugares e épocas. Esta jornada é a jornada da vida. Todos os dias nós temos uma aventura a viver. Saímos de casa (zona de conforto), batalhamos no mundo selvagem, aprendemos com mentores (amigos que nos ensinam coisas), morremos e ressuscitamos (reavaliação de conceitos em nossas vidas) e no final voltamos para casa.

O último capítulo do livro é um alerta ao mundo pós-moderno, que tem se esquecido da importância dos símbolos mitológicos e a cada dia se torna mais materialista e egoísta:
"Naquele período, todo o sentido residia no grupo, nas grandes formas anônimas, e não havia nenhum sentido no indivíduo com a capacidade de se expressar; hoje, não há nenhum sentido no grupo - nenhum sentido no mundo: tudo está no indivíduo. (...) Não se sabe o alvo para o qual se caminha. Não se sabe o que move as pessoas."

Concluindo, "O Herói de mil Faces" é um livro sobre antropologia, mitologia, religião e psicanálise. As conclusões de Campbell neste livro transformou-se em matéria obrigatória nas faculdades de cinema e literatura. Não é difícil ver a "Jornada do Herói" aplicada a roteiros de filmes e enredos de livros, como nas obras de Tolkien (Senhor dos Anéis e O Hobbit) e, no cinema, em filmes como Star Wars, Matrix, Gladiador e uma infinidade de outros.